A TV digital aberta brasileira possui uma plataforma de interatividade conhecida como Ginga. Recentemente foi especificado o perfil D do Ginga, chamado de DTV Play. Esta atualização da plataforma de interatividade possibilita a integração do conteúdo enviado no sinal das emissoras com conteúdo de streaming OTT enviado pela Internet. O DTVPlay permite que as emissoras de TV aberta identifiquem de forma única o telespectador e acompanhem o seu perfil de consumo. Assim é possível personalizar o conteúdo mediante o rastreamento das preferências do consumidor.
A publicidade endereçável também passa a ser viabilizada com o DTVPlay por meio do sincronismo transparente para substituição de anúncios do sinal linear com comerciais segmentados carregados via Internet. Com certeza os anunciantes e agências de publicidade logo perceberão as novas possibilidades de comercialização publicitária que serão abertas neste contexto de segmentação de conteúdo e personalização da experiência do consumidor.
Devido a uma portaria do Governo Federal, já em 2022, cerca de 60% das smart TVs fabricadas possuem suporte ao novo padrão DTVPlay e a partir de 2023, 90% das smart TVs fabricadas no Brasil terão a plataforma de interatividade DTVPlay instalada. Desta forma, em breve, grande parte da população brasileira será impactada por esta tecnologia que dará às emissoras de TV aberta a possibilidade de criarem novas fontes de receita recorrente com a publicidade endereçável e a integração do sinal broadcast com o streaming OTT.
Na EiTV ajudamos emissoras de TV aberta a usarem de forma eficiente a nova plataforma de interatividade DTVPlay para construir novos modelos de negócio e fontes de receita. Com a solução TV 2.5 – DTV Play da EiTV as emissoras podem entregar conteúdos personalizados baseados nos perfis de telespectadores conectados à sua programação. O acesso é via controle remoto da TV digital, sem a necessidade de aplicativo para Smart TV.
A solução TV 2.5 – DTV Play permite que o telespectador tenha acesso aos conteúdos não lineares diretamente na sua emissora de TV aberta preferida, incluindo filmes e séries em formato de vídeo on demand (VoD), disponíveis tradicionalmente nos serviços de streaming e que poderão ser vistos sem a necessidade de ter um aplicativo instalado na Smart TV. Além disso, a emissora poderá conhecer o comportamento do telespectador e exibir anúncios personalizados, de acordo com as preferência dos usuários, assim como acontece com os serviços online oferecidos pela Internet e redes sociais.
Os projetos de DTV Play da EiTV incluem desenvolvimento, customização e integração entre a nova versão do EiTV Playout (equipamento instalado no headend das emissoras de TV aberta), com a plataforma na nuvem EiTV Cloud (que faz a hospedagem e gestão dos conteúdos distribuídos via streaming) e as aplicações interativas, que funcionam para fazer a exibição do conteúdo, monitorar a audiência e coletar dados sobre as preferências dos telespectadores, gerando a base de dados (big data) que será utilizada pela emissora para definir suas estratégias de geração e entrega da programação e publicidade aos usuários.
Além disso, no painel customizável e de interface amigável da plataforma EiTV Cloud a emissora poderá realizar a interpretação dos dados coletados, parametrizar a forma como os conteúdos serão distribuídos e acompanhar o andamento da entrega da programação interativa.
Opcionalmente, a EiTV poderá desenvolver os aplicativos para a emissora publicar nas lojas de smart TVs que funcionam de forma independente do canal linear, sendo baixados e instalados pelo telespectador no aparelho de televisão.